Mais do que vingança, a complexa rede de motivações que levaram Obito ao caos
Mesmo com o vasto leque de vilões poderosos em Naruto, nenhum tem uma narrativa tão rica quanto Obito Uchiha. Ele foi o principal cérebro por trás da Quarta Guerra Mundial Shinobi, ao lado do maior antagonista da série, Madara Uchiha.
No entanto, muitos fãs de Naruto parecem ter uma ideia equivocada: a de que Obito começou a guerra simplesmente pela morte de sua amiga e paixão, Rin.
Embora isso seja parcialmente correto e um dos fatores que o influenciaram, a real razão pode ser mais complexa e muitos fãs parecem ter perdido esse ponto.
Obito não iniciou a guerra em Naruto só pela morte da Rin
A Quarta Guerra Mundial Shinobi é o principal evento de Naruto: Shippuden, com muitos episódios e capítulos culminando nela. Conforme a série avança, é revelado que o principal responsável por esse evento foi o ex-ninja da Vila da Folha e membro da Akatsuki, escondido sob o codinome Tobi.
Obito starting the war over Rin is the biggest misconception in Naruto pic.twitter.com/Aoew2b0maQ
— Cheese🥀 (@LabMadeCheese) April 26, 2024
Em seus primeiros dias como ninja da Folha, ele formou time com Rin e Kakashi, liderados pelo então Quarto Hokage, Minato Namikaze. A série deixa claro que ele tinha uma queda por Rin e era secretamente apaixonado por ela.
Durante uma missão com Kakashi, Obito sofreu um acidente e ficou preso sob uma pedra, sendo dado como morto por Kakashi e os outros.
Enquanto isso, Madara encontrou Obito e passou a cuidar dele e guiá-lo, contando sobre seu sonho e o conceito do Tsukuyomi Infinito. Para avançar com seu plano, Madara o fez testemunhar Kakashi atravessando o coração de Rin com seu Chidori, matando-a sem revelar o contexto real da situação.
Isso o enfureceu, levando a acreditar que Madara estava certo sobre a corrupção no mundo Shinobi.
Embora esse tenha sido o principal acontecimento que levou Obito a se aliar a Madara e, por fim, instigar a guerra, alguns fãs de Naruto acreditam erroneamente que essa foi a verdadeira razão de sua vingança e decisão de ir à guerra.
Esse foi apenas o estopim que impulsionou Obito a apoiar a causa de Madara, mas nunca foi a razão principal algo que o próprio Obito deixa claro na história.
Honestly great see how ppl are finally realizing how much of an amazing character Obito is and that this whole narrative that he started a war over rin is slowly dying down. He’s the best antagonist in Naruto imo. pic.twitter.com/g4XxpIsbKG
— Yuushi (@yuushizotti) May 3, 2022
Após a morte de Rin, Obito estava em seu momento mais frágil e vulnerável, abrindo espaço para Madara manipulá-lo e convencê-lo a seguir seu plano de executar o Tsukuyomi Infinito. Madara convenceu ele de que, no novo mundo que criariam, qualquer um que tivesse morrido pela causa poderia ser revivido incluindo Rin.
Na infância, Rin foi quem mais compreendeu e cuidou de Obito. Para ele, Rin representava tudo de bom no mundo shinobi.
Ao ver sua morte, ele passou a considerar o sistema Shinobi que havia criado um mundo de guerras e sofrimento constantes, onde alguém como Rin precisou morrer um completo fracasso. Assim, ele se juntou a Madara para construir um novo e melhor mundo.

Obito é, sem dúvida, um dos antagonistas mais bem construídos de Naruto, com um histórico profundo que dá à sua jornada a complexidade ideal.
Apesar de ter sido manipulado por Madara e, no final, ter se aliado aos heróis, toda a sua trajetória começando a guerra por um evento como a morte de Rin oferece um ângulo bastante interessante à história.